Neste primeiro dia de devolução, as primeiras 100 vítimas, selecionadas através de notificações enviadas pelos canais oficiais do programa, foram convidadas a comparecer em horários agendados. Para retirar seus celulares, os proprietários devem apresentar um documento de identificação com foto. A partir de terça-feira, dia 15, a devolução dos demais aparelhos acontecerá na sede da Secretaria de Segurança Pública. A lista completa dos contemplados está disponível para consulta por meio de canais oficiais da SSP.
O Programa Celular Seguro tem como objetivo não apenas recuperar dispositivos móveis subtraídos, mas também combater o comércio ilegal e o avanço da criminalidade no estado. Para isso, utiliza-se de boletins de ocorrência e dados fornecidos por operadoras de telefonia, rastreando aparelhos através do número IMEI, uma identificação única para cada dispositivo.
O projeto é liderado pelo delegado Sidney Tenório, diretor da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1), e pelo chefe especial de Inteligência da SSP, Raumário Jerônimo. A iniciativa destaca ainda a importância da devolução voluntária de celulares obtidos de forma irregular, ressaltando que a má-fé na aquisição desses aparelhos pode implicar em responsabilização penal por receptação.
Os cidadãos que se veem vítimas de perda ou furto de celular podem registrar uma ocorrência imediatamente pela Delegacia Virtual. É importante fornecer o número IMEI do aparelho e o número da nota fiscal de compra. O IMEI pode ser obtido discando *#06# no celular, consultando em “Sobre o telefone” nas configurações do dispositivo ou na etiqueta da embalagem original do celular. Com isso, a SSP reforça o enfrentamento à criminalidade e a devolução de bens aos seus legítimos proprietários.