Diversas lideranças, profissionais da área técnica e gestores das principais bibliotecas municipais participaram do encontro, que proporcionou um importante intercâmbio de conhecimentos e estratégias visando fortalecer o funcionamento desses espaços culturais.
“Através da promoção da leitura e do acesso à informação, estamos fortalecendo a base do conhecimento e incentivando o desenvolvimento criativo. As bibliotecas desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais informada e engajada. Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer essas instituições e esperamos que este encontro seja um catalisador para novas ideias e colaborações em prol da cultura e da economia criativa em Alagoas”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Mira Dantas, coordenadora do Sistema Alagoano de Bibliotecas Públicas e supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, ressaltou a importância desses encontros para fortalecer as atividades dos espaços culturais no estado. “A leitura é um universo gigantesco que proporciona uma potencialização no desenvolvimento social. Estimulando o fortalecimento das bibliotecas e incentivando a leitura na comunidade alagoana, vamos ter como consequência uma transformação social e econômica na nossa sociedade”, enfatizou.
Durante a abertura do evento, a plateia foi encantada pela apresentação da dupla “Cia Literando – contação de histórias”, que emocionou todos os presentes com uma canção literária. Em seguida, houve a composição da mesa de honra, que contou com a presença de Mira Dantas; Perolina Lyra, superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura; Marina Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; e Yuri Rizzi, coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal.
Durante o encontro, Marina Rabelo realizou uma palestra sobre “Rumo das políticas para as Bibliotecas Públicas no Brasil” e destacou a importância da participação dos gestores municipais de bibliotecas. “É uma sensação boa ver os representantes das bibliotecas aqui. Para nós do Ministério da Cultura, é muito importante saber o que está sendo feito, conhecer as dificuldades, os desafios e como podemos, através dessa interlocução, melhorar a gestão desses equipamentos públicos”, ressaltou.
O evento prossegue nesta sexta-feira (27) no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, com a realização de oficinas de contação de histórias, elaboração de projetos culturais e uso do software de automação de bibliotecas (BIBLIVRE). Essa troca de conhecimento entre os participantes reforça o compromisso em fortalecer e qualificar ainda mais o trabalho realizado pelas bibliotecas de Alagoas.