Durante a visita, Karla Padilha foi recepcionada pelo chefe especial do IML da Capital, Felipe Porciúncula, e pelo chefe de peritos em mortos, Eduardo Yukishigue. Eles ressaltaram a importância do diálogo com o Ministério Público para alinhar condutas de atendimento e melhorar as atividades do órgão. Novos protocolos operacionais padrões de atendimento serão desenvolvidos a partir das discussões realizadas durante a visita.
A promotora de justiça destacou a necessidade de resolver urgências, como o sepultamento de corpos não reclamados, e de evoluir em protocolos operacionais para acolhimento de vítimas de grupos vulneráveis e de casos de tortura. A visita também incluiu uma reunião para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do órgão, como escalas, horários e produção de laudos, além de uma inspeção nas instalações da unidade.
Karla Padilha ressaltou a importância do IML como uma peça fundamental no sistema de segurança pública, onde é possível obter provas de materialidade de crimes violentos. Ela elogiou a atual estrutura do IML de Maceió, inaugurada em 2018, destacando o avanço significativo em relação à estrutura antiga.
A promotora enfatizou a necessidade de cobrar outras melhorias para facilitar exames e troca de informações entre o Instituto de Criminalística e o IML, visando beneficiar toda a população. A visita ao IML de Maceió reforçou a importância da atuação do Ministério Público na fiscalização e aprimoramento dos órgãos ligados à segurança pública.