ALAGOAS – Projeto Samu nas Escolas é retomado em Maceió com foco na conscientização sobre trotes.


No dia 02/09/2023, às 11:23, foi retomado o Projeto Samu nas Escolas, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre os malefícios dos trotes. A Escola Municipal Gastone Beltrão, localizada no residencial Jardim Royal, no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, foi a primeira a receber o projeto no segundo semestre.

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2014, em que participam acadêmicos de várias universidades da região. Neste semestre, acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) irão participar do projeto.

Para capacitar os acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu capacitou 38 alunos no segundo semestre. Esses acadêmicos serão responsáveis por repassar os conhecimentos aos alunos das escolas contempladas por meio de aulas lúdicas e oficinas, abordando temas como primeiros socorros, quedas, engasgos, choque elétrico e trotes.

As escolas que desejarem receber o projeto Samu nas Escolas podem entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com e agendar com o Serviço Social do Samu. Ao final do projeto, será realizado um concurso de redação para premiar os seis melhores textos produzidos pelos alunos.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, Jordiran Soares, ressaltou a relevância do projeto para o órgão e para a população. Além de educar as crianças e adolescentes sobre primeiros socorros e trotes, os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, ajudando a salvar mais vidas.

Durante a retomada do projeto, o aluno Luiz Henrique Viana, de 10 anos, da Escola Municipal Gastone Beltrão, foi escolhido para vestir o macacão de socorrista do Samu. Ele expressou sua emoção e afirmou que as aulas foram muito legais, gostando especialmente da experiência de estar dentro de uma ambulância. Luiz Henrique também declarou que seu sonho é se tornar médico e que agora tem certeza de que sua escolha é para valer.

O Projeto Samu nas Escolas é uma iniciativa importante para promover a conscientização sobre primeiros socorros e combater os trotes, contando com a participação dos estudantes e contribuindo para a formação de futuros profissionais da área da saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo