Desde sua implementação, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) beneficiada foi a do bairro Jaraguá, em Maceió. Uma equipe dedicada do projeto já se reuniu com a direção da unidade, revisando dados e fluxos de atendimento para melhorar os serviços. A médica consultora Lara Louzada destacou que a análise dos dados iniciais da capacidade e demanda da UPA Jaraguá é fundamental para propor estratégias eficazes e personalizadas, que visam aumentar a eficiência no fluxo de pacientes.
Igor Montteiro, secretário-executivo de Regulação e Gestão da Sesau, enfatizou que a Rede Lean é uma poderosa ferramenta para expandir e qualificar a Rede de Urgência e Emergência do estado. Ele sublinhou a importância de capacitar gestores hospitalares e investir em novas tecnologias, com o apoio do governo estadual, para assegurar um serviço de saúde de alta qualidade.
O diretor-geral da UPA Jaraguá, Emanuel Monteiro, expressou otimismo quanto ao impacto do projeto na melhoria da assistência médica. Ele destacou que a iniciativa não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também se traduz em vidas salvas, um reflexo do compromisso constante com o bem-estar da comunidade.
Participando deste ambicioso projeto estão também os Hospitais Beneficência Portuguesa e Moinhos de Vento, reafirmando seu compromisso com a saúde pública através do PROADI-SUS. Alagoas, com foco nos serviços de urgência e emergência, agora caminha para um futuro em que a superlotação nos hospitais se torna uma preocupação do passado.