ALAGOAS – Projeto Meninas Olímpicas: Escolas Estaduais Participam do Lançamento na Universidade Federal de Alagoas para Incentivar Participação Feminina em Olimpíadas de Conhecimento

Na última semana, escolas da rede estadual de ensino participaram do lançamento do Projeto Meninas Olímpicas, realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ação, idealizada pelo Instituto de Matemática, tem como objetivo incentivar a maior participação feminina nas olimpíadas de conhecimento e está prevista para percorrer unidades de ensino de todo o estado com palestras e oficinas.

O projeto pretende derrubar estereótipos e encorajar as meninas a se destacarem em áreas como a matemática, em que a presença feminina ainda é minoritária nas premiações. Segundo a idealizadora do projeto, professora Elaine Silva, a iniciativa busca mostrar às meninas que elas são capazes de se destacar nessa área. Além disso, estão previstas visitas às escolas com palestras e oficinas, bem como acolhimento das estudantes da Educação Básica em visitas à Ufal.

A primeira oficina do projeto já está agendada para acontecer em dezembro, em Palmeira dos Índios, com a participação de estudantes das escolas Almeida Cavalcanti e Humberto Mendes. Estudantes e professores das escolas estaduais Eunice Lemos Campos e Moreira e Silva, de Maceió, também estiveram presentes no lançamento do projeto, demonstrando entusiasmo em relação à iniciativa.

De acordo com Raquel Ferreira, da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, o projeto abre muitas oportunidades para as estudantes, mostrando o potencial proporcionado pelas olimpíadas de conhecimento. Além disso, a estudante Amália, recentemente medalhista de prata das Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) e Alagoana de Química (OALQ), expressou que a iniciativa as inspira.

O professor Rodrigo Costa, da Escola Estadual Moreira e Silva, elogiou o projeto, destacando sua importância para que mais meninas participem das olimpíadas. Da mesma forma, a aluna da 1ª série do ensino médio, Sanielly Rufino, expressou seu entusiasmo em relação à ação, destacando a importância das mulheres no avanço da ciência.

Para o professor Lucyan Mendonça, de Palmeira dos Índios, a iniciativa vai ampliar horizontes para alunas da rede pública, proporcionando novas possibilidades, principalmente para aquelas que estão no interior. Além disso, as alunas Denyslaine Lima e Maria Eduarda Saturnino, das escolas Estadual Humberto Mendes e Almeida Cavalcanti, respectivamente, expressaram que o projeto as motivou e mostrou que as mulheres podem assumir diversos papéis e se destacarem.

O lançamento do Projeto Meninas Olímpicas foi bem recebido pelas escolas estaduais de Alagoas, mostrando o entusiasmo e a valorização da iniciativa por parte dos educadores e alunos envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo