ALAGOAS – Projeto Leva Dignidade e Leitura a Mulheres em Vulnerabilidade em Maceió, Promovendo Acolhimento e Autocuidado

No último dia 27 de março, em alusão ao Mês da Mulher, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas, realizou a terceira edição do projeto “Mulher se ama, mulher se cuida”. A iniciativa, que visa oferecer apoio e empoderamento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, foi marcada pela entrega de kits de higiene pessoal a 40 mulheres na capital alagoana, Maceió.

O projeto contemplou mulheres de várias partes da cidade, incluindo o Vergel, com a colaboração do Instituto Francielle; o Vale do Reginaldo, em parceria com a ONG De Mãos Dadas e o coletivo Mulheres em Movimento; além de comerciantes do camelô no centro de Maceió e moradoras do bairro Maceió 1, na parte alta da cidade. Os kits distribuídos continham itens essenciais de higiene pessoal, além de livros e marcadores de página, combinando cuidados básicos à promoção da cultura e incentivo à leitura.

A programação do evento também ofereceu momentos de discussão e reflexão através de rodas de conversa, onde temas relacionados às lutas e conquistas femininas foram abordados, contando com a participação especial da artista Anne Cerqueira. Para Eliane Silva, representante do Coletivo Mulheres em Movimento, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ações como essa são fundamentais para oferecer acolhimento e afeto às mulheres.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reforçou a importância da ação como um ato de reconhecimento e cuidado com a força feminina. Segundo ela, a cultura tem o poder de promover dignidade, afeto e conhecimento para mulheres que enfrentam desafios diários.

Mira Dantas, supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, destacou o papel social do projeto em fortalecer as mulheres por meio do conhecimento e do afeto. Ela enfatizou que, ao oferecer um livro junto ao kit de higiene, a mensagem transmitida é clara: todas as mulheres merecem cuidado, mas também o direito de sonhar, aprender e ter seu espaço de fala respeitado e valorizado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo