O projeto tem como objetivo apresentar aos participantes a importância de preservar a biodiversidade e a agricultura, buscando promover a educação alimentar orgânica por meio do cultivo de alimentos. A temática da ecogastronomia une o prazer de se alimentar de forma saudável e ética com a educação alimentar, desde o cultivo dos alimentos até a mesa, valorizando os modos de produção sustentável e defendendo o uso de ingredientes naturais, frescos, regionais e da estação.
As oficinas gratuitas são voltadas para merendeiras, professoras, mães e pais de alunos do CMEI Hebert de Souza, localizado em Jacarecica. O evento teve início no dia 24 de abril e as próximas aulas estão agendadas para os dias 2 e 8 de maio.
O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 12/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a ecogastronomia, produzir receitas com alimentos cultivados e construir uma horta na escola para o cultivo dos alimentos.
Para sensibilizar o público sobre sistemas produtivos sustentáveis e a importância da alimentação saudável, a abertura do projeto contou com uma visita guiada à Aldeia Verde, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada em Guaxuma. Lá, os visitantes puderam conhecer um Sistema Agroflorestal e degustar algumas receitas que serão produzidas nas oficinas.
O projeto visa disseminar conhecimento sobre ecogastronomia e promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis entre a comunidade escolar de Maceió, contribuindo para uma maior conscientização sobre a importância da preservação da biodiversidade e da agricultura.