ALAGOAS – “Projeto do Samu leva educação em saúde para alunos de escola municipal em Maceió, conscientizando sobre primeiros socorros e os males dos trotes”


No dia 20 de outubro de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais uma ação do Projeto Samu nas Escolas, desta vez contemplando os alunos da Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar, localizada no bairro Jacintinho, em Maceió.

O objetivo principal da iniciativa foi conscientizar os estudantes sobre os malefícios provocados pelos trotes, além de fornecer noções básicas sobre primeiros socorros. Os acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social foram responsáveis por levar conhecimento e conscientização aos alunos e professores.

Durante a ação, os acadêmicos apresentaram conteúdos sobre primeiros socorros, com destaque para orientações sobre choque elétrico e engasgo. A aluna do 4º ano, Lays Vitória Lins, de 9 anos, expressou entusiasmo com os temas abordados e destacou a importância de saber agir em situações de acidentes. Segundo ela, agora será capaz de ajudar caso algum incidente ocorra.

A diretora geral da escola, Maria Marlene Santos, ressaltou a importância da presença da equipe de profissionais e acadêmicos para realizar a ação. Ela afirmou que já havia solicitado a iniciativa há algum tempo, pois compreende que possuir conhecimento sobre primeiros socorros é fundamental tanto para os alunos quanto para os professores.

O médico Jordiran Soares, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, ressaltou o papel relevante do Projeto Samu nas Escolas na redução dos trotes diários que o Samu recebe. Segundo ele, é fundamental que os alunos entendam e conscientizem-se sobre os malefícios dessas brincadeiras de mau gosto.

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contando com a participação de acadêmicos de diversas instituições de ensino superior. Neste semestre, os acadêmicos das Universidades Cesmac, Uncisal, Unima e UMJ são os envolvidos no projeto.

Para promover as ações, o NEP Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos dos cursos de serviço social, enfermagem e medicina, a fim de repassarem informações sobre primeiros socorros e os malefícios dos trotes para o Samu. A capacitação é ministrada por profissionais do Samu e as ações nas escolas também são supervisionadas.

Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a presença da equipe do Samu, por meio dos acadêmicos, para a realização do projeto. Basta entrar em contato através do e-mail do Setor de Serviço Social: ssosamumaceio@gmail.com.

Essa iniciativa do Samu visa promover a educação em saúde, levando conhecimento sobre primeiros socorros e conscientização sobre os malefícios dos trotes para os estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para agir em situações de emergência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo