Segundo Wictor Thomas, coordenador do projeto, o viveiro florestal do IMA dispõe de uma grande variedade de espécies nativas, todas disponíveis para doação. Ele explica que as mudas não precisam necessariamente serem jovens, pois algumas delas já se encontram em um estágio avançado de crescimento. Com a possibilidade de escolher entre várias opções, o solicitante pode indicar a quantidade desejada, as espécies preferidas e a área onde pretende realizar o plantio. A solicitação pode ser feita pelo Portal Ambiental IMA + ou presencialmente na sede do IMA, no bairro do Farol.
Entre as espécies oferecidas, destaque para o Pau-brasil, diversos tipos de Ipês – branco, roxo, amarelo e rosa – e varias outras, como Aroeira, Ingá, Oitizeiro, Canafístulas e Paineira rosa. As mudas de Ipês são altamente populares devido à sua beleza natural e flores marcantes. Contudo, outras espécies também possuem grande apelo ornamental, como o Jenipapo, o Tamboril e o próprio Pau-brasil.
Aqueles que receberem as mudas e se depararem com dúvidas sobre cuidados como adubação e podas, têm à disposição o suporte do ramal da educação ambiental do IMA. Os técnicos do projeto estão prontos para proporcionar assistência e informações viáveis, assegurando que cada árvore doada cresça saudável e contribua efetivamente com a natureza local.
Ao convidar a população alagoana para se unir a este movimento de conscientização e ação, Thomas sublinha a importância de tornar Alagoas mais verde. Ele apela para que todos percebam os benefícios de se plantar uma árvore, os quais vão além da estética, proporcionando sombra, frescor e uma leve queda na temperatura ambiente. Esses aspectos são vitais não só para a qualidade de vida dos habitantes, mas também para o equilíbrio ecológico do estado, evidenciando a relevância do projeto para a sociedade e o meio ambiente.