ALAGOAS – Programa Na Base do Sossego intensifica operações contra poluição sonora: 1.180 visitas e 43 apreensões no primeiro trimestre de 2025



No primeiro trimestre de 2025, o programa Na Base do Sossego, uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), tem intensificado seus esforços para combater a poluição sonora nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro. Durante os meses de janeiro a março, foram realizadas nada menos que 1.180 visitas técnicas a proprietários de locais que receberam denúncias de perturbação do sossego público. Paralelamente, 83 operações foram executadas com o objetivo de coibir os abusos sonoros.

Essas ações são fruto de um planejamento conjunto entre a SSP e o Comando do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). Como resultado, 43 equipamentos sonoros foram apreendidos ao longo do período. O programa Na Base do Sossego busca garantir o direito ao sossego da população, promovendo uma fiscalização rigorosa e a conscientização sobre os limites legais para o uso de aparelhos sonoros. Em parceria com órgãos do sistema de Justiça, a iniciativa visa dar uma resposta eficiente às reclamações dos cidadãos.

O capitão Alex Acioli, chefe de Polícia Comunitária, destaca que o foco das visitas e operações é informar a população sobre a legislação a respeito da perturbação do sossego. Ele alerta que, nos casos de reincidência, os equipamentos de som poderão ser apreendidos. “Durante as operações, procuramos promover uma mudança cultural em relação ao som alto nos bairros. Todos têm o direito de ouvir música, mas sem comprometer o descanso e o sossego dos vizinhos”, afirma o capitão. A conscientização é o primeiro passo, mas para aqueles que ignoram as notificações, a apreensão dos aparelhos é uma medida necessária.

A SSP reforça a importância da colaboração dos cidadãos, incentivando denúncias de poluição sonora por meio do Disque Denúncia, acessando o site oficial ou utilizando o aplicativo Disque Denúncia AL. Esse esforço conjunto visa garantir um ambiente mais sossegado e harmônico para todos os moradores da região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo