O percurso profissional de Juliana começou cedo, já que, durante o ensino médio, os seus professores reconheciam nela um potencial inato para ensinar seus colegas de classe. Aos 18 anos, ela ingressou na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para cursar Matemática, integrando um seleto grupo de apenas quatro mulheres em uma sala de 45 alunos. Sua determinação quebrou barreiras em um ambiente acadêmico predominantemente masculino, permitindo que ela se formasse ao lado de apenas três outros estudantes. Juliana sempre destacou a importância de acreditar em suas capacidades e seguir firmemente seus objetivos, desafiando os estereótipos de gênero na escolha de carreiras.
Com o diploma em mãos, Juliana deu os primeiros passos lecionando em uma escola particular por oito anos. Em 2018, ela lançou um desafio, fazendo o concurso do Estado e planejando ao mesmo tempo sua gravidez. Com êxito, ela realizou os dois sonhos e tomou as rédeas da gestão da escola onde hoje faz diferença significativa.
Estudantes como Beatriz Gomes, que está na terceira série do ensino médio, revelam como a abordagem calorosa de Juliana transformou o ambiente escolar numa extensão do lar. Para Beatriz, Juliana tornou-se uma figura maternal dentro da escola, sempre pronta a ouvir e orientar, mesmo em meio à correria do dia a dia. Outro aluno, David Mota, antes desinteressado por matemática, encontrou em Juliana um motivo para gostar e se esforçar na matéria, graças à sua ética inspiradora e apoio incondicional.
Um exemplo da relação de confiança e envolvimento dos alunos com a professora-gestora aconteceu em março. Em uma brincadeira planejada para parecer uma briga de alunos, Juliana foi surpreendida ao ser convidada para ser a madrinha da turma num gesto emocionado e de gratidão por sua dedicação.
Essas histórias mostram que educadores como Juliana podem ultrapassar o simples ato de ensinar, contribuindo para a formação cidadã e emocional de seus alunos. Inspirada e inspiradora, Juliana segue transformando realidades e reafirmando o papel crucial dos professores no desenvolvimento de uma sociedade mais humana e acolhedora.