O reconhecimento, concedido a 83 pesquisadores, honra boas práticas em cursos de mestrado e doutorado em Alagoas. No caso de Kleber, seu projeto se destacou por envolver ativamente estudantes do 2º ano do ensino médio em uma iniciativa pragmática de monitoramento e regulação do nível de água na caixa d’água da escola, evitando transbordamentos e garantindo o uso eficiente do recurso hídrico. Segundo Kleber, “o projeto incentivou os estudantes a solucionar problemas tecnológicos do cotidiano da escola, promovendo uma aplicação prática da eletrônica.”
Os alunos, divididos em grupos, trabalharam para construir e testar circuitos, utilizando ferramentas manuais pouco exploradas no ambiente escolar. Essa experiência permitiu que eles desenvolvessem habilidades práticas e teóricas, integrando conhecimento científico ao dia a dia escolar. A metodologia do projeto é um reflexo da matriz curricular do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei), que visa fomentar o protagonismo juvenil e a educação integral, promovendo diversas dimensões do desenvolvimento estudantil.
Kleber, visivelmente emocionado ao falar sobre o reconhecimento, afirmou que a premiação pela Fapeal representa uma validação significativa de seu trabalho e da importância da pesquisa no contexto educativo. Ele ressalta que tal reconhecimento não só enaltece a prática docente, mas também serve de inspiração para futuras pesquisas voltadas para a melhoria da educação básica.
O diretor-geral da Escola Estadual Prof. José Moacir Teófilo, Ricardo Farias, destacou o impacto positivo do projeto na comunidade escolar, sublinhando como ele alinha-se aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e promove a valorização da escola como um ambiente de produção científica. Farias acredita que a efetivação do projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos estudantes, proporcionando-lhes uma compreensão prática e científica do mundo ao seu redor.
Em um contexto mais amplo, o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) é uma iniciativa que visa oferecer uma educação abrangente, desenvolvendo todas as dimensões dos estudantes e preparando-os para serem cidadãos críticos e competentes. Alagoas se destaca nacionalmente pela adesão ao ensino em tempo integral, revelando um compromisso sólido com a qualidade da educação.
Com 126 escolas estaduais de ensino integral, o estado alcançou a segunda colocação entre os estados brasileiros com maior adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, equivalente à Bahia, segundo um levantamento do Ministério da Educação. Esta conquista reforça o compromisso de Alagoas com a promoção de uma educação integral que não apenas aumenta o tempo escolar, mas também enriquece a formação dos jovens, preparando-os para os desafios futuros.