Esse resultado impressionante é visto como um marco significativo para as equipes policiais que operam na região de maior densidade demográfica de Alagoas. De acordo com o tenente-coronel Glemerson Jatobá, chefe do Copom na área do CPRM, tal sucesso é resultado de uma eficiente cooperação entre o centro de operações e o efetivo policial. A implementação de orientações precisas pelo comando, bem como o monitoramento em tempo real das viaturas, tanto do serviço voluntário quanto do ordinário, foram apontados como fatores cruciais que aumentaram a eficácia no atendimento às ocorrências.
A eficácia do sistema de atendimento é ainda mais destacável quando se olha para o volume absoluto de chamados ao longo do ano. Em 2024, já foram gerados mais de 49 mil acionamentos nos dez municípios que compõem a área de atuação do grande comando. Nessa lista, o 1º Batalhão destacou-se como a unidade mais acionada, registrando pouco mais de 8 mil chamadas. Este batalhão tem a responsabilidade de policiar áreas críticas, como as orlas lagunar e marítima da capital.
Além disso, o 4º e o 5º Batalhões completam o ranking das unidades com mais chamados recebidos. O 4º Batalhão, que cobre o bairro Clima Bom, atendeu a pouco mais de 6,2 mil ocorrências, enquanto o 5º Batalhão, responsável pela área de Benedito Bentes, marcou 5,6 mil acionamentos.
Esses números revelam não apenas a eficácia das forças de segurança na resposta a emergências, mas também refletem o esforço contínuo para melhorar a segurança pública e aumentar a confiança da população no sistema de atendimento policial. O recorde atingido pelo CPRM representa um salto importante na prestação de serviços em um setor tão delicado e vital como o da segurança pública.