ALAGOAS – Operação Descobre Desvio de 140 Mil Litros Diários de Água no Interior de Alagoas, Afetando Abastecimento Estadual



Na tarde desta quarta-feira, operações para combater o desvio de água no interior de Alagoas encontraram irregularidades que preocupam autoridades e entidades responsáveis pela gestão hídrica. A concessionária Águas do Sertão, em colaboração com o Governo de Alagoas, detectou um desvio diário de aproximadamente 140 mil litros em diversas localidades. Com o apoio da Polícia Militar, um caso significativo foi descoberto entre as cidades de Maravilha e Ouro Branco. No local, um antigo motel desativado servia para o furto de água, enchendo uma cisterna que abastecia caminhões-pipa clandestinamente, desviando uma quantidade suficiente para abastecer cerca de 1.400 pessoas diariamente.

Os esforços para identificar e responsabilizar os envolvidos nesse comércio ilegal de água estão em andamento. Em São Miguel dos Campos, a situação também chamou atenção. Autoridades destacaram fraudes em 46 imóveis, incluindo o bairro Canabrava, onde o consumo ilícito de 3.700 litros por dia foi registrado, acumulando um desvio mensal superior a 100 mil litros.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, ressaltou a importância da parceria com a Águas do Sertão, destacando o compromisso na proteção e gestão eficiente dos recursos hídricos, fundamentais para evitar desperdícios e assegurar o acesso justo da população. Heron Lima, gerente de eficiência operacional da concessionária, sublinhou que as operações continuarão de forma intensificada no próximo ano.

O público é encorajado a denunciar atividades suspeitas de forma anônima, fortalecendo a luta contra tais ilegalidades. Para isso, a concessionária disponibiliza um canal de comunicação por telefone e aplicativo. Além de medidas independentes, o Governo de Alagoas investiu R$ 71 milhões na intensificação dos trabalhos na região do Sertão, no programa Mais Água Alagoas. Este esforço visa melhorar a eficiência do abastecimento e combater desperdícios, com o objetivo de universalizar o acesso à água potável até 2027 em todos os municípios atendidos pela concessão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo