Durante três dias, uma equipe itinerante do Instituto de Identificação de Alagoas esteve presente na escola especializada para atender pessoas com deficiência visual, como cegueira, baixa visão e surdocegueira. A ação tinha como objetivo facilitar o acesso ao serviço de emissão do documento e garantir a cidadania para todos os cidadãos alagoanos.
O gestor do Centro Cyro Accioly, José Flávio Tenório de Oliveira, destacou a importância da parceria entre a segurança pública e as escolas para identificar problemas, implementar medidas preventivas e promover a cultura de segurança. Ele ressaltou que a troca de informações e o diálogo foram fundamentais para garantir a eficácia das ações de segurança na escola.
O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, explicou que a ação era fundamental para garantir o acesso pleno à cidadania e aos direitos de todos os alagoanos. Ele enfatizou que a nova identidade emitida permite a inclusão do símbolo para pessoas com deficiências, o que facilita o reconhecimento das diferentes deficiências que um cidadão possa ter.
Além dos alunos, os profissionais que atuam no centro também tiveram a oportunidade de solicitar a emissão da carteira. O Instituto espera que todos os documentos sejam impressos e entregues no prazo de 30 dias.
Com essa ação, o governo de Alagoas reforça seu compromisso com uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os seus cidadãos, garantindo que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e identidades reconhecidos de forma adequada e respeitosa.