ALAGOAS – “Indígena formada pela Uneal se torna a primeira mestre do povo Wassu Cocal em Educação, inspirando outros a avançarem na carreira acadêmica”



No dia 26 de outubro de 2023, a professora indígena Simone Maria dos Santos Vanderley se tornou a primeira do povo Wassu Cocal a conquistar o título de mestre em Educação. A egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) concluiu seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Simone Maria, de 39 anos, ingressou na Uneal em 2010 e concluiu seu curso de graduação em 2015, com habilitação em matemática e ciências biológicas. Para ela, ter feito a graduação foi a realização de um sonho. Agora, com a conquista do mestrado, ela sente que foi uma evolução não só pessoal e profissional, mas também para toda a sua comunidade.

A professora indígena destaca que os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação são utilizados em sua própria comunidade, visando a efetivação das políticas públicas e educacionais. Sua dissertação de mestrado teve o título “Gestão Escolar Indígena no Território Wassu Cocal” e se enquadrou na linha de pesquisa história e política da educação.

Simone Maria revela que foi a única indígena em sua turma de mestrado, o que a fazia sentir-se tanto orgulhosa quanto triste. No entanto, a partir de agora, ela deseja incentivar e ajudar outras pessoas de seu povo a avançarem na carreira acadêmica. Para ela, é um desafio que vale a pena, pois almeja que mais pessoas do seu povo conquistem voos ainda maiores.

A professora indígena ressalta a importância de inspirar e motivar outras pessoas de sua comunidade a buscar a educação como meio de fortalecer e preservar a cultura indígena. Simone Maria acredita que a conquista acadêmica contribui para o empoderamento de seu povo, além de ser uma forma de combater o preconceito e a exclusão social.

A trajetória de Simone Maria dos Santos Vanderley é uma inspiração para todos que acreditam no poder transformador da educação. Sua conquista representa um marco para o povo Wassu Cocal e reafirma a importância da valorização da diversidade cultural e étnica em nossa sociedade. Que sua história possa inspirar outras pessoas a buscar a realização de seus sonhos e a construção de um futuro melhor através do conhecimento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo