As áreas selecionadas para o plantio integram o mosaico de Unidades de Conservação, incluindo as UCs Mutum I, Mutum II, Afrânio Menezes e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) Sítio do Pau-Brasil. Esta iniciativa tem o objetivo de restaurar ecossistemas degradados e aumentar a conectividade entre áreas protegidas, garantindo a diversidade biológica e ajudando a mitigar os efeitos da crise climática.
Sob o tema “Territórios do Amanhã”, as ações propostas pelo IMA convidam à reflexão sobre a importância das Unidades de Conservação no combate ao aquecimento global e conservação da biodiversidade. Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, destacou que “o plantio em Coruripe simboliza um compromisso concreto com a recuperação ambiental, essencial para enfrentarmos os desafios climáticos atuais.”
O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 1972, é uma data globalmente reconhecida pela conscientização sobre questões planetárias. Em Alagoas, estas e outras atividades coordenadas pelo IMA buscam engajar a população e promover ações efetivas para a proteção ambiental.
A programação do plantio está marcada para ocorrer em 5 de junho, nas proximidades das UCs relacionadas. Estudantes da rede pública e a equipe técnica do IMA/AL estarão envolvidos diretamente nesta atividade, reforçando o papel educacional e de conscientização ambiental do projeto.