ALAGOAS – “IMA leva Botânicos Mirins ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em busca de maior conscientização ambiental”


No último dia 18, as crianças do projeto Botânico Mirim, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O Cetas, que é administrado em parceria entre o IMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), recebe animais vítimas de crime ambiental e os trata para que possam voltar ao seu habitat natural.

Durante a visita, as crianças puderam conhecer diversos animais em tratamento, como cobras, jacarés, bichos-preguiça, maracanãs e gambás. Os pequenos também tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os animais e aprender sobre suas características e cuidados.

O objetivo dessa iniciativa é promover a educação ambiental desde a infância, possibilitando que as crianças possam desenvolver uma consciência maior em relação aos animais silvestres e ao meio ambiente como um todo. Ana Cecília Pires, veterinária e bióloga do IMA, ressalta a importância da educação ambiental para as crianças, destacando que elas estão em uma fase mais receptiva e têm mais facilidade em assimilar os ensinamentos.

Além disso, a visita ao Cetas também proporciona às crianças uma compreensão mais profunda sobre a importância da preservação da fauna silvestre e os riscos de se manter animais em cativeiro de forma ilegal.

Durante a visita, as crianças também tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho realizado no Cetas e como acontece o processo de triagem dos animais. A veterinária Vitória, estagiária do IMA e estudante de medicina veterinária, ressaltou a importância de esclarecer todas as dúvidas das crianças, pois isso pode despertar nelas o interesse em seguir carreira na área de veterinária ou biologia, além de ser uma forma de prevenção de crimes ambientais.

É fundamental que desde cedo as crianças sejam conscientizadas sobre a importância de cuidar dos animais e preservar o meio ambiente. A visita ao Cetas pelo projeto Botânico Mirim é uma forma eficaz de transmitir esses valores, além de proporcionar momentos de aprendizado e reflexão para os pequenos. O cuidado com os animais silvestres é uma das principais preocupações do IMA, e direcionar esse conhecimento às crianças é uma maneira de construir um futuro melhor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo