Responsável pela emissão e gestão de várias licenças ambientais, o Conselho do IMA examinou um volume significativo de operações neste ano. Foram emitidas 1.984 licenças e autorizações, que incluem 73 Licenças Prévias, 163 Licenças de Instalação, 874 Licenças de Operação e 34 Licenças Ambientais Simplificadas. Além disso, o Conselho expediu 574 autorizações para atividades que utilizam recursos ambientais, junto de inúmeros registros relativos ao transporte e à origem de produtos florestais.
O presidente do Conselho, Flávio Barbosa Júnior, destacou a importância do papel do órgão ao equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Segundo ele, a atuação eficiente do Conselho é refletida no compromisso com a transparência e na rigorosa fiscalização das atividades econômicas, garantindo que estas sejam conduzidas de acordo com os parâmetros ambientais.
A composição do Conselho, com Flávio Barbosa Júnior na presidência, e os conselheiros Gabriel Campana Filho e João Ademar Sena Alves Júnior, assegura não apenas a regularidade das reuniões ordinárias, realizadas duas vezes por semana, mas também a possibilidade de encontros extraordinários para questões urgentes. Este esforço conjunto visa assegurar que todas as decisões sejam tomadas de forma rápida e eficaz, contribuindo assim para a proteção e gestão sustentável dos recursos naturais de Alagoas.
Este panorama reafirma o compromisso do IMA em promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável, ao mesmo tempo em que protege os ecossistemas locais, essenciais para o bem-estar das gerações presentes e futuras.