A programação do simpósio foi vasta e minuciosamente elaborada para incluir diversos aspectos relacionados à cicatrização de feridas. Entre os tópicos abordados, destacaram-se a fisiologia da pele, métodos de classificação de lesões e o processo reparador cutâneo. Este esforço foi crucial para proporcionar aos presentes um conhecimento aprofundado, alinhado com os mais recentes consensos internacionais sobre práticas de limpeza de feridas, curativos e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das palestras, uma das principais atrações do evento foi a apresentação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do HMA. Também foi detalhado o Plano Integrado de Prevenção de Lesão por Pressão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma iniciativa vital para a prevenção e tratamento eficaz de lesões que frequentemente afetam pacientes internados.
Célia Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMA, destacou a importância do simpósio, especialmente para os profissionais atuantes nas UTIs. A organização contou com o suporte da Gestão de Qualidade, Comissão de Pele e Coordenação de Enfermagem do hospital. Célia mencionou que, devido ao grande número de profissionais na área de enfermagem, foi necessário começar a capacitação pelas UTIs, antes de expandir para outros setores.
Ela explicou que nas atividades preliminares, os profissionais receberam treinamento interno sobre o fluxo de manejo de feridas. “Inicialmente, foram mapeados pontos de melhorias nos nove impressos relacionados ao Serviço de Pele, o que norteou a capacitação sobre o preenchimento e a importância dos registros adequados”, observou. O treinamento ocorreu entre julho e início de agosto, abrangendo as quatro UTIs do hospital e capacitando mais de 90 profissionais, distribuídos em seis equipes.
O encerramento do primeiro ciclo de capacitação ocorreu durante o simpósio, momento que foi considerado enriquecedor para todos os participantes. Andrea Tavares, uma das palestrantes do evento, ressaltou a contribuição significativa das palestras, especialmente sobre boas práticas na limpeza de feridas. Ela destacou os benefícios do uso de produtos como PHMB (polihexametileno biguanida) em soluções de limpeza, hidrogel e cremes específicos, ressaltando a resposta positiva e proativa da equipe de enfermagem na aplicação desses produtos.
O evento reforçou o comprometimento do HMA com a excelência no cuidado aos pacientes, estabelecendo um ambiente de aprendizagem contínua e troca de conhecimentos essenciais para a melhoria dos serviços prestados.