ALAGOAS – Hospital do Coração Alagoano em processo de credenciamento para transplantes de coração e rim pelo SUS.

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado em Maceió, está em fase de credenciamento para a realização de transplantes de coração e rim. Técnicos do Ministério da Saúde vinculados ao Sistema Nacional de Transplantes fizeram uma visita técnica à unidade hospitalar com o objetivo de conhecer suas instalações.

Segundo a técnica Flaviana de Jesus Silva, responsável pelo processo de regulamentação e controle dos transplantes no país, o hospital já recebeu aprovação do Ministério da Saúde em relação aos critérios técnicos, documentação e currículo da equipe técnica. Essas aprovações são requisitos essenciais para a habilitação do hospital na realização dos transplantes.

O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, considera a visita técnica uma etapa positiva no processo de credenciamento da unidade hospitalar. Ele afirmou que o hospital possui boa infraestrutura, equipe capacitada e programas importantes, como o de insuficiência cardíaca e o de acompanhamento de pacientes transplantados.

No entanto, Veríssimo ressalta que a habilitação exige um desempenho rigoroso por parte do hospital, como a disponibilidade de pessoal em tempo integral, ambulatório para acompanhamento pré e pós-transplante, serviço de diálise aguda, entre outras exigências.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância desse credenciamento para salvar vidas. Ele afirmou que Alagoas já possui hospitais habilitados para realizar transplantes, mas a intenção é credenciar um hospital 100% SUS para atender os alagoanos que necessitam de um novo coração ou rim.

O Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado em setembro de 2022 e possui 52 leitos, destinados ao atendimento de pacientes cardiopatas. Além disso, conta com programas de insuficiência cardíaca e acompanhamento de transplantados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos do mundo, garantido a toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ainda há uma grande quantidade de pessoas na fila de espera por um transplante. Por isso, a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes realiza ações para promover a doação e garantir a renovação de equipes e hospitais para a realização dos procedimentos.

Vale ressaltar que, no Brasil, para ser um doador de órgãos, basta comunicar à família sobre o desejo de ser doador para que a família possa autorizar posteriormente.

Em breve, o Hospital do Coração Alagoano espera receber a emissão da portaria ministerial para formalizar o credenciamento e começar a realizar os transplantes de coração e rim pelo SUS.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo