A partir do agendamento, as visitas permitem que as grávidas conheçam de perto a estrutura da maternidade, que é voltada para partos de risco habitual. O roteiro da visita guiada principia na recepção, segue para a área de classificação de risco, passa pela observação obstétrica, e percorre o Centro de Parto Normal (CPN), o alojamento conjunto (Alcon), além das áreas destinadas à amamentação e vacinação. O trajeto tem o intuito não apenas de mostrar a infraestrutura, mas também de sanar dúvidas e promover um entendimento claro sobre os procedimentos e serviços oferecidos.
Celsa Rodrigues, coordenadora do Centro de Parto Normal do hospital, ressaltou a importância da iniciativa. A visita, segundo ela, é sempre acompanhada por uma enfermeira ou assistente social, que ajudam a esclarecer todas as questões relacionadas ao processo de parto e estadia no hospital. “A escolha do lugar para o nascimento do filho é um momento importante, e, por isso, proporcionamos essa visita guiada para que a gestante e seu acompanhante possam conhecer nosso espaço, entender o fluxo e interagir com as equipes dos diversos setores”, elucidou a enfermeira.
Para agendar a visita, as futuras mães devem se dirigir à recepção do hospital, sendo necessários o Cartão do Pré-Natal e os documentos de identidade tanto da gestante quanto do acompanhante. A iniciativa de abrir a maternidade para visitas guiadas reforça o compromisso do Hospital da Mulher de Alagoas com o cuidado integral e humanizado às gestantes, permitindo que se sintam mais seguras e confiantes para um dos momentos mais importantes de suas vidas: o nascimento de seus filhos.