O procedimento de captação envolveu uma mobilização significativa de profissionais no centro cirúrgico. Após a identificação do caso pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), a família da doadora foi informada e tomou a importante decisão de doar. Essa atitude altruísta reflete um gesto de esperança para aqueles que aguardam a oportunidade de um novo começo.
Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, destacou a importância desse momento de generosidade em meio à dor da perda. “Transformar a dor em um ato de esperança é uma maneira de renovar vidas e demonstrar compaixão”, afirmou. Segundo dados recentes, 606 pessoas ainda esperam por transplantes no estado, com a maioria aguardando córneas, seguidas por rins, fígado e coração.
Este ano, Alagoas já realizou 119 transplantes, incluindo córneas, rins, fígados e corações. O esforço contínuo através do programa “Alagoas Transplanta: Uma Nova Chance de Viver”, assegura que pacientes do SUS recebam atendimento completo, desde o pré até o pós-transplante, reforçando a importância do diálogo sobre a doação de órgãos como um ato crucial de salvar vidas.