ALAGOAS – Hemocentro de Alagoas Funcionará em Horário Especial no Feriado da Independência para Doação de Sangue



No próximo sábado, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estarão operando em horário especial. Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam realizar um gesto solidário: a doação de sangue. A ação é de suma importância, pois cada doador pode salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue doado é fracionado em diferentes componentes.

Em Maceió, as unidades localizadas no Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), e na Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), estarão abertas das 7h às 17h. Em Arapiraca, a unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, também funcionará no mesmo horário.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, fez um apelo à população alagoana: “Conclamamos os alagoanos que desejam doar sangue a aproveitar o feriado em comemoração aos 202 anos de Independência do Brasil de Portugal e se dirigir a uma das unidades do Hemoal na capital ou no interior. É importante frisar que o voluntário deve estar atento para seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e, deste modo, poder fazer a doação e salvar a vida de pessoas internadas nas maternidades e hospitais”, destacou.

Para doar sangue, é necessário atender às exigências do Ministério da Saúde. Os principais pré-requisitos incluem ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento oficial com foto. O uso de máscara é obrigatório, e menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, que também deve apresentar um documento de identificação oficial.

Há também algumas condições que impedem a doação. Candidatos que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos não podem doar. Além disso, quem colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar um ano após o procedimento.

Verônica Guedes ressaltou a necessidade de descanso e abstinência de álcool antes da doação. “O voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. O consumo de alimentos gordurosos também deve ser evitado”, orientou.

Ela acrescentou que, para as mulheres, a doação é permitida desde que não estejam grávidas ou amamentando. O intervalo mínimo entre as doações é de três meses para mulheres e dois meses para homens.

A iniciativa visa ampliar o estoque de sangue no estado e garantir que todos os pacientes necessitados recebam o atendimento adequado. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo