As ações acontecerão das 8h às 16h em locais estratégicos das duas cidades: no Centro Universitário Unima, situado no bairro Cruz das Almas, da capital alagoana, e na emblemática Praça Marques da Silva, no coração do município de Arapiraca. A expectativa é atrair um grande número de voluntários, sensibilizando a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas.
Para participar, os doadores devem atender a alguns critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial e original com foto. Contudo, não é qualquer um que pode doar sangue. A participação é vedada para portadores de doenças como Aids, sífilis, Chagas e hepatite (quando contraída após os 11 anos). Pessoas que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercings também estão temporariamente inaptas para doação, por um período de um ano.
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios adicionais. Indivíduos com sintomas gripais, ou diagnosticados com Influenza ou Covid-19, só poderão doar após um período de dez dias livres de sintomas. E aqueles que receberam vacinas contra o coronavírus ou Influenza devem observar intervalos específicos antes de realizar a doação: sete dias para imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, e dois dias para a CoronaVac e a vacina contra Influenza.
O projeto “Hemoal no seu município” reflete o compromisso do Hemocentro de Alagoas em diversificar e descentralizar as ações de coleta, possibilitando que mais pessoas contribuam sem precisar se deslocar grandes distâncias. As expectativas são altas para as atividades de terça-feira em Maceió e Arapiraca, com a esperança de que a solidariedade dos alagoanos ajude a aumentar os estoques de sangue em um período crítico para os bancos de sangue no estado.
A campanha reforça que a doação de sangue é um ato de amor ao próximo que pode salvar inúmeras vidas. Espera-se que este esforço conjunto traga resultados significativos, fortalecendo a rede de doadores e assegurando que aqueles que necessitam de transfusões encontrem o suporte necessário nos momentos em que mais precisam.