O processo de doação obedece a critérios técnicos rigorosos estabelecidos por uma portaria do Ministério da Saúde. É vital que os doadores estejam em bom estado de saúde, tenham peso igual ou superior a 50 quilos e tenham idade entre 16 e 69 anos. Estas medidas visam assegurar a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores do sangue.
Entretanto, algumas condições impedem a doação. Indivíduos que tenham contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade estão permanentemente inaptos a doar. Além disso, pessoas que recentemente passaram por processos como tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercings, devem aguardar pelo menos um ano antes de poderem doar novamente.
Para aqueles que desejam participar da campanha, é importante estarem munidos de um documento de identificação com foto e terem feito uma alimentação leve, evitando refeições gordurosas. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado nas horas que antecedem a doação, assim como é necessário que o voluntário tenha tido um descanso de, no mínimo, seis horas de sono.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, destacou a importância deste ato de bondade e convida a população a participar. “Fazemos um chamamento à população de Arapiraca e Marechal Deodoro. A doação de sangue é um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas, seja de pacientes internados em maternidades ou hospitais”, afirmou Verônica. Este trabalho não só fortalece o sistema de saúde, mas também reforça os laços de solidariedade dentro da comunidade.