ALAGOAS – Hemoal Realiza Campanha de Doação de Sangue em Coruripe para Salvar Vidas na Quinta-feira (10)



O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está realizando uma importante ação de captação de doações de sangue no município de Coruripe, localizado no Litoral Sul de Alagoas, nesta quinta-feira, dia 10. A iniciativa, que ocorrerá das 9h às 16h, tem como palco a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) instalada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, no bairro Centro. O objetivo é facilitar o acesso dos voluntários ao nobre gesto de doar sangue, que possui potencial para salvar até quatro vidas a cada doação.

Doar sangue é uma ação que se reveste não apenas de generosidade, mas também de responsabilidade. O Ministério da Saúde estabelece critérios rigorosos que devem ser seguidos para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. Para participar, é necessário estar em bom estado de saúde, pesar pelo menos 50 quilos e ter uma idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é imprescindível portar um documento de identificação com foto no ato da doação.

Os voluntários que se dirigirem ao local de coleta devem estar alimentados, sem, no entanto, consumir alimentos gordurosos antes da doação. Também é proibida a ingestão de bebidas alcoólicas no período que antecede a doação. Pessoas que passaram por procedimentos como tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocação de piercings devem aguardar um intervalo de 12 meses antes de estarem aptas a doar novamente.

Diagnósticos prévios de doenças como Chagas, Aids, sífilis, e hepatite após os 11 anos de idade representam impedimentos definitivos à doação de sangue. No caso específico de mulheres, a doação não é permitida durante a gestação e o período de amamentação.

A coleta de sangue é um ato de solidariedade que envolve comprometimento com a saúde pública. As doações ajudam a suprir a demanda por transfusões em hospitais, fundamentais em tratamentos e intervenções médicas. O Hemoal incentiva a população de Coruripe e arredores a participar dessa corrente de solidariedade, garantindo que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos para atender a todos que necessitam. A estrutura da ação foi amplamente organizada para que os doadores se sintam seguros e acolhidos, garantindo assim a eficácia do processo de coleta.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo