Para participar desta campanha, os doadores precisam atender a alguns critérios básicos de saúde e segurança. É fundamental que estejam em bom estado de saúde, possuam peso igual ou superior a 50 quilos e tenham idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de identificação oficial e original com foto.
Importante destacar que algumas condições de saúde constituem impedimentos permanentes para a doação de sangue. Indivíduos diagnosticados com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade não poderão participar do processo de doação. No caso das mulheres, a doação é restrita durante a gravidez ou o período de amamentação.
Outros fatores também influenciam na elegibilidade para a doação. Pessoas que recentemente fizeram tatuagens, micropigmentações, maquiagem definitiva ou colocaram piercings estarão temporariamente impedidas de doar sangue por um período de um ano. O objetivo dessas restrições é garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor do sangue.
Danilo Lima, assistente social do Hemoal Arapiraca, aconselha que os candidatos à doação estejam bem alimentados, evitando, entretanto, o consumo de alimentos gordurosos. Além disso, recomenda-se que os voluntários tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior e abstinham-se do consumo de bebida alcoólica antes do procedimento.
A iniciativa do Hemoal é mais do que uma coleta de sangue; é um apelo pela solidariedade e um convite a todos que desejam praticar um ato altruísta de grande impacto na sociedade. A doação de sangue é um procedimento simples, rápido e seguro, mas que consegue realizar o grande feito de salvar vidas.