Durante a reunião, a qual contou também com a presença de sete gestores escolares, o governador Paulo Dantas se mostrou atento às reivindicações dos estudantes. Em seu discurso, Dantas reforçou a importância de ouvir atentamente a comunidade como um gesto de respeito e consideração. “Deus fez uma boca e dois ouvidos para que a gente fale menos e ouça mais. E ouvir, tenham certeza, é um gesto de amor. Quem tem a capacidade de ouvir, a humildade para ouvir, tem a condição de acertar mais e tem a consideração e o respeito ao outro”, afirmou o governador.
Os estudantes apresentaram diversas demandas, incluindo a necessidade de melhorias estruturais nas escolas, a implementação de hortas escolares e a oferta de cursos profissionalizantes no Ensino Integral. Atendendo às solicitações, Paulo Dantas determinou a criação de um cronograma com datas e prazos específicos para tratar e resolver as questões levantadas. Todo o processo será monitorado pelo setor de Governança do Palácio República dos Palmares, assegurando que as soluções sejam implementadas de forma eficiente. “Muitas dessas questões a gente consegue resolver de maneira rápida. E eu vou me empenhar pessoalmente para que isso aconteça”, garantiu o governador.
Além do encontro com o governador, os estudantes das escolas estaduais Geraldo Melo dos Santos, Professor José da Silveira Camerino e Maria Ivone Santos de Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). Andriele Oliveira, de 17 anos, aluna do segundo ano da Escola Estadual José da Silveira Camerino, destacou a relevância dessa experiência, tanto pela apreciação das obras de arte quanto pela oportunidade de apresentar suas preocupações diretamente ao governador. “Eu nunca tinha vindo aqui antes. Achei as obras de arte muito interessantes. Ser recebida e falar com o governador é uma experiência que vai ficar marcada na minha vida”, confessou a estudante.
O evento também contou com a presença dos secretários Vítor Pereira (Governo), Paula Dantas (Planejamento), Sandra Vitorino (Executiva da Seduc) e Maria Gevan Tenório (Gestão Interna da Seduc), demonstrando a integração dos diversos setores do governo nas iniciativas voltadas para a educação e desenvolvimento dos jovens alagoanos.
Esta reunião é apenas o início de um ciclo de encontros que promete trazer efetivas melhorias para a educação no estado, reafirmando o compromisso do governo em construir um futuro mais promissor por meio da escuta ativa e do compromisso com as necessidades da comunidade escolar.