ALAGOAS – Fapeal lança chamamento público para credenciamento de consultores Ad Hoc em Alagoas, saiba como participar e quais as atividades envolvidas.

No último dia 26 de abril, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anunciou a abertura de um chamamento público voltado para o credenciamento de consultores Ad Hoc. Essa iniciativa tem como objetivo habilitar profissionais qualificados para atuarem como avaliadores de mérito em propostas submetidas aos programas da Fapeal, bem como para realizar o acompanhamento e a execução de projetos, além de avaliar os impactos e resultados dos programas.

Os consultores aprovados terão diversas atividades específicas para desenvolver, como visitas técnicas para análises, emissão de pareceres, participação em dinâmicas de acompanhamento e avaliação, entre outras. A intenção desse processo de credenciamento é aprimorar os métodos de avaliação, seleção e acompanhamento dos programas e projetos fomentados pela Fapeal.

Essa ação visa manter a transparência e a imparcialidade nos processos desenvolvidos pela Fundação, uma vez que os consultores atuarão no julgamento das propostas e na recomendação de projetos de alta qualidade a serem aprovados e conduzidos com o apoio da instituição.

Para se inscrever nesse chamamento, os interessados precisam ser maiores de 18 anos, estar cadastrados na Plataforma Lattes e, no caso de projetos de inovação, é necessário ter atuação e conhecimento técnico comprovados na área por Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) ou empresas. Além disso, para avaliar propostas científicas, é exigida uma titulação superior ao do coordenador do projeto a ser avaliado.

O edital desse chamamento apresenta um fluxo contínuo, o que significa que as inscrições podem ser feitas a qualquer momento enquanto estiver vigente. As submissões devem ser feitas através do sistema e-FAP e serão analisadas após 45 dias do recebimento das inscrições. A lista final dos consultores credenciados será divulgada no site da Fapeal e o programa terá duração de 48 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo