Em uma iniciativa notável de incentivo à inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) está conduzindo uma série de atividades públicas para divulgar o Edital Startups NE. Esta ação é fruto de uma parceria estratégica entre a Fapeal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Na última segunda-feira, 19 de agosto, a Fapeal esteve presente em um evento no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), aproveitando a oportunidade para estimular professores em seu retorno do recesso.
Juliana Khalili, assessora de inovação e projetos especiais da Fapeal, reforçou o compromisso da instituição em mediar a organização de oficinas para qualquer grupo ou instituição interessada. “Além da apresentação do edital, nos colocamos à disposição para montar oficinas de elaboração de propostas para alunos interessados. No entanto, precisamos que esses interessados se manifestem”, explicou a gestora, destacando que o conteúdo das oficinas será de acesso público.
Outra voz importante na iniciativa é Pollyana Martins, colaboradora da assessoria de projetos especiais e inovação. Ela enfatizou que muitos projetos de iniciação tecnológica dos professores podem se enquadrar no edital. “Quando falamos de inovação, não nos referimos apenas ao desenvolvimento de aplicativos. Existem projetos de tecnologias sociais que não necessariamente utilizam uma tecnologia avançada”, pontuou Pollyana, que é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
O evento também contou com a participação de Ângela Sales, professora do Ifal e envolvida em startups. Ângela incentiva a transformação de projetos escolares em iniciativas reais de inovação e empreendedorismo. Segundo ela, desde a implementação da lei de inovação em 2021, os professores do Ifal podem participar dos royalties de qualquer propriedade intelectual desenvolvida. “Os professores do Ifal não acreditavam na possibilidade de trabalhar com Dedicação Exclusiva e manter uma startup. O que eles não podem fazer é atuar na administração, mas podem ser sócios cotistas, por exemplo”, esclareceu.
João Vicente Lima, diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapeal, garantiu aos docentes do Ifal que a fundação continuará em constante comunicação com a procuradoria jurídica do Instituto Federal para assegurar que os projetos aprovados sejam geridos de forma harmoniosa, evitando conflitos com o regime de dedicação exclusiva dos professores envolvidos.
Os interessados em mais informações sobre essa iniciativa devem contatar a Fapeal através do e-mail acpei.fapeal@gmail.com. Esta iniciativa promete impulsionar a inovação e o empreendedorismo no estado, integrando a academia com o mercado de startups e criando um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico.
Naísia Xavier / Ascom Fapeal