ALAGOAS – Estudo de complexos de platina, apoiado pela Fapeal, é destaque em revista científica na Alemanha: avanços na Química Computacional


O estudo sobre complexos de platina, apoiado pela Fapeal, está ganhando destaque em mídia especializada na Alemanha. Desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica, o artigo elaborado pela bolsista Gabriela Monteiro e seu orientador, professor Júlio Silva, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi publicado na capa da renomada revista científica alemã Wiley-VCH.

O trabalho intitulado ‘Explorando o conceito de efeito trans em complexos de platina (Pt II) através da teoria quântica dos átomos em moléculas e perspectivas do modelo de sobreposição de ligação química’ destaca avanços na Química Computacional para o desenvolvimento de novos fármacos. O artigo investiga fenômenos atômico-moleculares cruciais para a criação de medicamentos inovadores, especialmente os complexos de platina (II).

Os complexos de platina têm despertado interesse na comunidade científica devido ao potencial anticancerígeno que alguns deles possuem. Por exemplo, o composto conhecido como cis-platina é amplamente utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo testículo, ovário, bexiga e pulmão. No entanto, o uso desses compostos é limitado devido aos efeitos colaterais adversos que podem surgir nos pacientes.

O estudo realizado pela equipe de pesquisadores brasileiros teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as reações químicas nos compostos de platina (II), visando a melhoria dos tratamentos contra o câncer e a redução dos efeitos colaterais. O artigo foi elogiado por sua contribuição significativa para a área da Química e por abrir novas perspectivas para o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes.

Além disso, o reconhecimento internacional do estudo é motivo de orgulho para a comunidade científica brasileira, demonstrando a capacidade e o potencial dos pesquisadores e estudantes do país. Os desafios enfrentados durante a pesquisa, como a falta de infraestrutura adequada, ressaltam a importância de investimentos contínuos na área científica.

Em resumo, o estudo sobre complexos de platina liderado por Gabriela Monteiro e professor Júlio Silva representa um marco na pesquisa científica nacional e contribui significativamente para o avanço da Química Computacional e da descoberta de novos fármacos. A publicação na revista internacional Wiley-VCH é um reflexo do talento e dedicação dos pesquisadores envolvidos no projeto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo