ALAGOAS – “Estudantes da rede estadual participam de concurso de redação da Esmal, abordando direitos e deveres do cidadão”

Estudantes da rede estadual de Alagoas estão participando de um concurso de redação promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), ligada ao Tribunal de Justiça do estado. O objetivo é promover o debate sobre os direitos e deveres do cidadão, e os alunos de cinco escolas que integram o programa do Tribunal estão abordando esse tema em suas redações.

Mais de 600 alunos estão participando do concurso, e os três primeiros colocados de cada escola serão premiados. A última etapa do certame está marcada para a próxima terça-feira, dia 10 de outubro. O concurso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O programa Cidadania e Justiça na Escola, do qual o concurso faz parte, tem como objetivo estimular a reflexão dos estudantes sobre questões relacionadas à justiça e à cidadania. O programa inclui outras seis escolas municipais de Maceió, enquanto que a rede estadual participante é representada pelas escolas Princesa Isabel, Silveira Camerino, Edmilson Pontes, Anaias de Lima e Mario Broad.

O tema deste ano do concurso é “Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade”, e os alunos também devem abordar subtemas como o bullying e as relações de gênero em suas redações.

As redações serão avaliadas por uma comissão composta por membros da Esmal, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Seduc, levando em consideração critérios como clareza, objetividade, escrita e gramática. Os autores das três melhores redações de cada escola serão premiados com mochilas e kits escolares, e cada primeiro colocado receberá ainda um tablet, assim como o professor orientador do aluno. O diretor da escola que obtiver a maior média geral também receberá a mesma premiação.

O concurso de redação da Esmal é uma oportunidade para os estudantes da rede estadual de Alagoas refletirem sobre temas importantes relacionados aos direitos e deveres do cidadão, além de incentivá-los a desenvolverem suas habilidades de escrita e comunicação. O evento também contribui para o fortalecimento da parceria entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Educação, promovendo ações conjuntas em prol da educação dos jovens alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo