ALAGOAS – Estudante da rede estadual compartilha experiência de intercâmbio nos EUA em programa Jovens Embaixadores.


No último dia 06 de fevereiro, a estudante Luana Moisés, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, compartilhou sua experiência de intercâmbio nos Estados Unidos. Ela foi uma das 46 estudantes brasileiros que passaram três semanas em solo norte-americano.

Durante o intercâmbio, Luana teve a oportunidade de vivenciar a cultura e o sistema educacional dos Estados Unidos. Ela descreve a experiência como a melhor viagem e a melhor experiência de toda a sua vida, ressaltando que nada apagará tudo o que vivenciou e as pessoas que conheceu durante esse período.

A aluna, que está concluindo o ensino médio este ano, enfatiza que trouxe muitos aprendizados e novos amigos da viagem. Ela diz que a experiência a fez amadurecer e agora tem certeza do que quer seguir em seu futuro, além de ter adquirido uma nova visão de vida.

Durante a sua estadia nos Estados Unidos, Luana visitou a capital, Washington DC, e a cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan. Ela teve a oportunidade de falar sobre Alagoas e sobre a sua vida na zona rural de Arapiraca, destacando as praias e a agricultura, que tem fortes ligações com o campo e com a sua família.

Luana ainda recomenda aos interessados em participar do programa Jovens Embaixadores em 2025 que estejam com a mente aberta para experiências diferentes da realidade brasileira. Ela destaca a importância de experimentar novas comidas, se desconectar do celular e aproveitar o tempo para fazer amizades e conviver com os amigos.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Ele visa proporcionar intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio brasileiro que se destacam em suas comunidades pela atitude positiva, espírito empreendedor, bom desempenho escolar e domínio do idioma inglês. Em 2023, o programa teve nove mil inscritos em todo o Brasil, e Luana obteve o segundo melhor desempenho entre os 46 jovens selecionados como embaixadores.

O gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual, Leandro Lima, parabenizou a conquista de Luana, destacando que ela disputou a vaga com mais de nove mil estudantes de todo o Brasil e foi a segunda melhor colocada na seleção.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo