Uma das atrações do evento de lançamento será a estreia do projeto “Coletivo Online”, uma parceria com a empresa Solar Coca-Cola. Este programa inovador, com 11 videoaulas, pretende capacitar cerca de 2.000 jovens em situação vulnerável, ensinando desde noções básicas de elaboração de currículos a práticas de planejamento financeiro. Ademais, promete conectar os participantes a um mercado de trabalho mais acessível, oferecendo oportunidades exclusivas entre mais de 400 empregadores parceiros.
Flávio Dória, o secretário de Gestão Interna da Vice-Governadoria, destacou que o objetivo principal do “É a Minha Vez” é transformar a vida de seus beneficiários, facilitando sua transição para a independência financeira. Segundo Dória, o projeto não se resume a capacitação, mas atua como um meio efetivo para integrar essas pessoas ao mercado formal ou ao empreendedorismo.
Este movimento é considerado crucial por Ronaldo Lessa, vice-governador de Alagoas, que enxerga nesta iniciativa não apenas uma forma de capacitar, mas uma verdadeira porta de entrada para um mercado de trabalho mais inclusivo. A secretária Katia Born reforça essa visão ao destacar a inovação e o potencial transformador do “É a Minha Vez”, que objetiva causar um impacto positivo no cenário social e econômico do estado.
O programa recebe apoio de várias entidades colaboradoras, como Desenvolve Alagoas, Seteq, Setur, Seprev, Sedics e o programa Alagoas Sem Fome, que fornecerão os recursos essenciais para o desenvolvimento econômico dos participantes. As inscrições para o Coletivo Online e outros cursos previstos no programa podem ser realizadas nos sites da Vice-Governadoria e da Assistência Social de Alagoas, além de presenciais na Casa de Direitos em Maceió. O evento de abertura acontecerá no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares.