ALAGOAS – Escolas públicas têm até segunda-feira para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Física: veja como participar e os benefícios aos estudantes.


Escolas públicas de todo o país têm um prazo até a próxima segunda-feira, dia 3 de junho, para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Essa competição é considerada uma das mais importantes no cenário de olimpíadas de conhecimento do Brasil. As inscrições devem ser feitas através do site oficial do evento.

A OBFEP é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é voltada para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As provas estão agendadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

Além de promover o conhecimento em física, a participação nessa olimpíada também traz benefícios para os alunos. Os medalhistas têm a oportunidade de concorrer a bolsas de iniciação científica e de garantir vagas em universidades renomadas, como a Unicamp e a USP, sem a necessidade de prestar vestibular.

Em Alagoas, a OBFEP é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e secretarias municipais de Educação. No ano de 2023, mais de 17 mil estudantes da rede pública de Alagoas se inscreveram na olimpíada, colocando o estado como o terceiro maior em número de escolas participantes.

A premiação dos medalhistas da última edição da olimpíada está prevista para o segundo semestre deste ano. Portanto, os gestores e professores das escolas públicas interessadas em participar da OBFEP têm até segunda-feira para realizar a inscrição. A competição não apenas reforça o aprendizado de física, mas também abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais para os alunos participantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo