ALAGOAS – “Escolas estaduais são destaque na MatExpo-Ufal com 15 projetos sobre ensino e aprendizagem da matemática”

Escolas estaduais levam 15 projetos para a MatExpo-Ufal

Na última terça-feira e quarta-feira, nos dias 13 e 14 de novembro, a maior exposição de matemática de Alagoas, a MatExpo, teve a participação de oito escolas da rede estadual do estado, que apresentaram um total de 15 projetos em meio a mais de 50 escolas concorrentes. A premiação dos destaques dessa exposição será entregue nesta sexta-feira (17) no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As escolas participantes foram Carlos Gomes, de União do Palmares; Alcides Andrade, de Penedo; Padre Aurélio Góis, de Junqueiro; Deputado Gilvan Barros, de Girau do Ponciano; Guiomar de Almeida Peixoto, Theonilo Gama, Maria Salete de Gusmão e Benedita de Castro Lima, todas de Maceió.

De acordo com a coordenadora da Matfest, professora Elaine Silva, do Instituto de Matemática da Ufal, esta edição do evento contou com um recorde de inscrições, com um total de 54 projetos, o que incluiu também a participação de escolas do interior de Alagoas.

Os estudantes, por sua vez, realizaram apresentações multidisciplinares com foco na matemática, que foram escolhidas e desenvolvidas pelos próprios alunos, sob a coordenação de professores especializados. Entre as atividades, destacam-se a utilização de jogos matemáticos, a exploração dos mistérios do número π (pi) e a geometria espacial, além de projeções em 2D e 3D desenvolvidas em softwares, como no caso de um grupo que utilizou o jogo Minecraft para criar projeções arquitetônicas.

Para os estudantes envolvidos, a experiência representou uma oportunidade ímpar de imersão em um ambiente acadêmico diferenciado e, sobretudo, um incentivo para a continuidade dos estudos. Em suas palavras, representou uma chance de conhecer a universidade onde pretendem futuramente prosseguir com sua formação.

Os projetos apresentados alcançaram um ótimo nível de qualidade, o que evidencia a importância de eventos como a MatExpo-Ufal para o estímulo à aprendizagem e ao protagonismo estudantil, especialmente no que diz respeito às disciplinas exatas. A iniciativa demonstra a importância do estímulo à inovação e à criatividade no ambiente escolar, capaz de promover uma percepção renovada sobre disciplinas tidas por vezes como áridas ou de difícil compreensão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo