ALAGOAS – Escola Estadual em Maceió Promove Ação de Conscientização sobre Autismo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, localizada no bairro Poço, em Maceió, se destacou por promover uma iniciativa inovadora e inclusiva. Pela primeira vez, a instituição organizou uma sessão de cinema especial, dedicada a proporcionar uma experiência enriquecedora para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus colegas de classe. Esta atividade é um marco importante na jornada de inclusão que a escola tem promovido.

A exibição do curta-metragem “Fitas”, que narra a história de um adolescente autista não verbal e suas interações, serviu como ferramenta educativa para abordar a necessidade de empatia, aceitação e amizade. “O filme transmite uma mensagem essencial sobre pertencimento”, destacou a professora Arly Rijo, da Educação Especial. A exibição foi além do entretenimento ao fomentar um diálogo aberto sobre os desafios e comportamentos associados ao TEA, promovendo compreensão e aceitação entre os estudantes.

A escola enfrenta o desafio crescente de atender ao número cada vez maior de estudantes com necessidades educacionais especiais. Para isso, conta com o apoio das profissionais de apoio escolar (PAEs) que desempenham um papel vital ao acompanhar estudantes em atividades acadêmicas e de rotina diária como locomoção, alimentação e higiene pessoal. Este suporte é crucial para garantir que todos os alunos possam permanecer na escola com autonomia e segurança. Atualmente, a instituição atende a 27 alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo cinco diagnosticados com TEA.

O comprometimento com a inclusão vai além da sala de aula. A escola oferece atividades contínuas na Sala de Recursos Multifuncionais, que incluem clubes e atendimentos especializados. Este ambiente acolhedor busca extrair o potencial de cada aluno e integrá-los de forma plena na comunidade escolar.

O esforço inclusivo é sustentado pelo Decreto nº 7.611/2011 e conta com o respaldo das diretrizes estaduais, sendo monitorado pelo Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico (NEAP). As práticas são supervisionadas para garantir que as estratégias pedagógicas inclusivas sejam adequadamente implementadas, com suporte adicional do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psicossocioassistencial (NeAPSA), composto por psicólogos escolares e assistentes sociais.

A superintendente de Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e Políticas Educacionais, Fabiana Dias, enfatiza que as decisões sobre a alocação de PAEs e a condução das práticas inclusivas são fundamentadas em planos educacionais personalizados, resultados de entrevistas detalhadas com famílias e avaliações funcionais e pedagógicas adaptadas.

Por meio de ações coordenadas e integradas, a Escola Estadual Theotônio Vilela reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional equitativo e acessível para todos os estudantes, consolidando-se como um modelo de inclusão na rede estadual de ensino.

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