ALAGOAS – “Egressos da Uncisal têm artigo científico publicado em renomado periódico de extensão nacional”

No dia 6 de novembro de 2023, egressos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tiveram seu artigo científico publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária, um periódico reconhecido nacionalmente.

Intitulado “Extensão universitária e formação de multiplicadores: Instrumento de captação de doadores de sangue e medula”, o artigo relata a experiência do projeto de extensão “Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea”, desenvolvido na Uncisal.

A pesquisa teve como objetivo formar agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e no cadastro de medula óssea. Durante o período de 2016 a 2019, mais de 120 ações de educação em saúde na área de hematologia e hemoterapia foram realizadas.

Os autores do artigo são quatro egressos da Uncisal: Claudio José dos Santos Júnior (Medicina), John Victor dos Santos Silva (Enfermagem), Erivaldo Santos de Lima (Fisioterapia) e Débora de Cerqueira Santana (Terapia Ocupacional), além da professora orientadora Maria Rosa da Silva.

O projeto de extensão contou com a parceria de várias instituições de Alagoas, como o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau/AL) e a Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal.

A publicação do artigo na Revista Brasileira de Extensão representa um reconhecimento nacional da importância do projeto e de seu impacto em Alagoas. Além de contribuir para a formação dos alunos na área de hemoterapia, o projeto ampliou a base de doadores de sangue e medula óssea por meio da educação em saúde.

Ao longo do projeto, foram realizadas três edições do Simpósio Alagoano de Doação de Sangue e Captação de Medula Óssea. Além disso, foi organizado e publicado o livro “Hemoterapia Essencial”, que se tornou referência na área de hematologia e hemoterapia em Alagoas.

O artigo completo pode ser acessado neste link: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12882.

A publicação do artigo na Revista Brasileira de Extensão é uma conquista importante para os egressos da Uncisal, que tiveram seu trabalho reconhecido nacionalmente. O projeto de extensão desenvolvido pela universidade teve impacto significativo na formação dos alunos e na ampliação da conscientização sobre a doação de sangue e medula óssea em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo