O Fórum Urbano Mundial, organizado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), é o maior evento mundial voltado à urbanização sustentável. Em sua 12ª edição, registrou a participação de mais de 35 mil pessoas de 182 países, com debates focados no tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”. O reconhecimento internacional do curta-metragem no Urban Cinema, segmento do Fórum dedicado a produções sobre questões urbanas, marca um momento de visibilidade e representatividade significativa para a juventude LGBTQIAPN+ das periferias brasileiras.
O projeto Digaê! é uma parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat, com apoio do Instituto Pólis e Viração Educomunicação. Durante o bienal 2022-2023, a iniciativa capacitou mais de 80 jovens de 32 comunidades para promover o engajamento comunitário e o direito à cidade através da comunicação. Este programa já foi destacado no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes em Barcelona, recebendo elogios por sua abordagem de Inclusão Social.
Com as produções audiovisuais, jovens como Antônio e Maria Victória têm encontrado uma plataforma poderosa para compartilhar suas histórias e influenciar percepções sociais. O filme “Eu (R)existo” aborda questões de afeto, comunidade e aceitação, destacando as vivências pessoais e inspiradoras dos diretores. Antônio, por exemplo, utiliza suas próprias experiências, incluindo a trajetória de aceitação e apoio familiar, como motor criativo para o documentário. Com tais iniciativas, o Governo de Alagoas planeja consolidar o Digaê! como uma política pública efetiva por meio do programa Pró-Jovem, ampliando ainda mais o protagonismo e a articulação dessas juventudes em suas comunidades.