Dentre as iniciativas promovidas pelo Cria, destacaram-se a aplicação de protetor solar, indispensável para a saúde da pele em um estado tropical como Alagoas, e a aferição de glicemia, um cuidado crucial para prevenir problemas de saúde. As crianças também participaram de atividades desportivas, reforçando a importância do exercício físico desde cedo. A secretaria aproveitou para conscientizar sobre regras de trânsito, destacando a relevância de se inculcar tais valores desde a infância.
A “Corridinha do TRT” é um evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em parceria com a Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho (Asstra19). A parceria com o Governo de Alagoas se traduz em um esforço conjunto para chamar a atenção da sociedade sobre a erradicação do trabalho infantil, uma questão delicada e ainda presente no estado.
Caroline Leite, secretária de Estado da Primeira Infância, destacou a relevância da participação do Cria no evento, lembrando que o combate ao trabalho infantil é um tema de suma importância para a região. “Nossa participação nas corridinhas do TRT já é frequente, e desta vez enfatizamos a conscientização sobre normas de trânsito, saúde e proteção solar. Trabalhamos de forma integrada, apresentando um pouco do trabalho das três gerências do Cria”, destacou a secretária.
O evento também proporcionou um espaço dedicado às mulheres presentes, que receberam informações sobre planejamento reprodutivo e puderam agendar a colocação de DIUs. A ação contou com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), da rede de farmácias Drogasil e da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), demonstrando que a união de esforços é vital para combater questões sociais urgentes.
Em meio a corridas e brincadeiras, a Corridinha do TRT conseguiu, mais uma vez, sensibilizar e informar, reafirmando que a infância deve ser preservada e que há um caminho a ser trilhado por toda a comunidade em prol de um futuro livre do trabalho infantil.