A criação desta página, conforme explicado pela secretária executiva de Gestão Interna, Maria Clara, atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas. O objetivo é primar pela transparência e facilitar o acesso público às informações relacionadas às atividades da RAV. “A população poderá acessar atas, acompanhar reuniões e ficar a par de todas as ações realizadas, promovendo uma visão clara e aberta das nossas atividades”, afirmou Maria Clara.
Durante o encontro, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) destacou os resultados da campanha ‘Agosto Lilás’, enquanto a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) apresentou as ações da ‘Semana Estadual da Pessoa com Deficiência’. Este evento culminou no lançamento do Plano Viver Sem Limites, o qual, segundo a secretária de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, é essencial para alinhar as ações estaduais com as diretrizes federais.
Arabella Mendonça também anunciou para o próximo ano a realização de conferências regionais e estaduais focadas nas questões relacionadas à pessoa idosa. “Essas conferências terão como protagonistas as próprias pessoas idosas, incluindo aquelas de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas”, ressaltou Arabella Mendonça, enfatizando a inclusão e mobilização social a partir de fevereiro.
No primeiro semestre deste ano, a RAV, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu 3.220 pessoas por meio de ações de qualificação e sensibilização. Esses esforços são voltados principalmente para profissionais da saúde, colaboradores de serviços de acolhimento e proteção às vítimas de violência, bem como os trabalhadores da linha de frente das Salas Lilás e representantes da sociedade civil. A gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, mencionou a meta ambiciosa de dobrar o número de profissionais capacitados. “Iniciamos as capacitações em agosto e estamos dando continuidade nos UPAs e hospitais da rede estadual. Também estamos articulando com as áreas de Educação e Assistência Social para oferecer uma assistência integral,” informou Thaylise Nunes.
Instituída pelo Decreto nº 89.437 em 28 de fevereiro de 2023, a RAV visa estruturar uma rede intersetorial descentralizada que foca na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências contra as populações vulneráveis do Estado de Alagoas. O objetivo é garantir um acolhimento seguro, assistência qualificada e escuta eficiente, sem revitimização, e proporcionar os encaminhamentos necessários para assegurar os direitos fundamentais das vítimas.