Essa mobilização tem como objetivo facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, um gesto simples que pode salvar inúmeras vidas. No entanto, é necessário que os candidatos estejam cientes dos pré-requisitos para a doação, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e com base nos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para doar, é imprescindível que o indivíduo esteja em boa saúde, tenha entre 16 e 69 anos, e pese no mínimo 50 quilos.
Existem ainda restrições específicas para aqueles que já contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, os quais são impossibilitados de doar sangue permanentemente. Além disso, para voluntários menores de 18 anos, é imprescindível a presença dos pais ou responsáveis, munidos de documentos oficiais com foto, como a Carteira de Identidade ou de Habilitação.
Os interessados em doar sangue devem tomar alguns cuidados prévios, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas por, pelo menos, 12 horas antes da doação e garantir um descanso mínimo de 6 horas na noite anterior. Também há impedimentos temporários para aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, sendo necessário aguardar um período de 12 meses para doar sangue.
A ação promovida pelo Hemoal é de suma importância não só para abastecer os bancos de sangue do estado de Alagoas, mas também para conscientizar a população sobre a relevância da doação regular, um ato de solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas.