ALAGOAS –

Cinema Itinerante Sustentável Chega às Escolas Estaduais de Maceió em Parceria com Unesco



Nesta semana, escolas da rede estadual de Alagoas serão palco de um evento educativo e sustentável, o CineSolar. O projeto itinerante, que promove sessões de cinema em uma van movida a energia solar, fará sua estreia na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, localizada no Trapiche, nesta segunda-feira (22 de julho), e seguirá para a Escola Estadual Margarez Lacet, no Tabuleiro do Martins, na terça-feira (23 de julho). As sessões estão programadas para começar às 18h em ambas as instituições.

A iniciativa CineSolar é fruto de uma colaboração entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Unesco no Brasil. Este projeto é pioneiro no país no que se refere a unir o entretenimento cinematográfico com práticas sustentáveis e educativas. Essa iniciativa visa promover a conscientização sobre a sustentabilidade e as tecnologias verdes entre os estudantes, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica.

O evento faz parte do #EDUCASTEM2030, um programa inovador que busca incentivar a participação das meninas nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM, na sigla em inglês). A mobilização de alunas da educação básica para essas áreas é uma estratégia essencial para aumentar a representatividade feminina em campos historicamente dominados por homens.

No ano passado, o projeto já havia capacitado professores e estudantes nos estados da Bahia e Pernambuco. Em 2024, Alagoas passa a ser contemplada com esta política pública educacional, que oferece formação com certificação da Unesco. O programa Líder Docente STEM 2030 e Líder Jovem STEM 2030 capacitará mais de três mil professores e outros três mil estudantes da rede estadual, preparando uma nova geração de líderes em ciência e tecnologia.

O CineSolar representa mais do que uma sessão de cinema; ele é uma fusão de entretenimento e educação que reforça a importância das práticas sustentáveis. Ao levar energia solar para escolas e comunidades, o projeto demonstra na prática o uso de fontes de energia limpa e renovável, inspirando alunos e professores a pensar em soluções sustentáveis para o futuro.

Com iniciativas como esta, Alagoas dá passos significativos no sentido de modernizar e diversificar a educação, promovendo a sustentabilidade e a inclusão tecnológica. Este tipo de projeto também serve como um exemplo para outras regiões do país, mostrando como a colaboração entre entidades governamentais e organizações internacionais pode resultar em iniciativas inovadoras e de grande impacto social.

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