ALAGOAS – Captação de Rins no HGE: Transplantes Oferecem Esperança e Salvam Vidas em Alagoas



Neste último fim de semana, a equipe médica do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió realizou com sucesso a captação de dois rins para transplante, um procedimento crucial que se traduzirá em novas esperanças para dois pacientes na fila de espera. Os órgãos foram doados por um homem de 49 anos, que sofreu morte encefálica após um grave traumatismo cranioencefálico. A identidade do doador, assim como a dos receptores, é mantida em sigilo, em conformidade com o Código de Ética Médica e sob proteção do direito constitucional à privacidade.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destacou a importância do trabalho coordenado por diversos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, para garantir um processo humanizado e eficaz. Após a autorização familiar, a equipe médica iniciou o complexo procedimento de captação, observando rigorosos critérios para assegurar a viabilidade dos órgãos para o transplante.

A Central de Transplantes trabalha em estreita colaboração com o Sistema Nacional de Transplantes, que determina os receptores mais apropriados com base no perfil do doador. Este processo meticuloso é vital, pois só órgãos em perfeitas condições são utilizados, minimizando riscos para os pacientes receptores. Ao longo do último levantamento, Alagoas registrou 498 pacientes aguardando transplantes, sendo a maioria por córneas.

O estado tem investido significativamente no Programa Alagoas Transplanta, que vem se firmando como um modelo a seguir no Brasil. O esforço conjunto de profissionais de saúde e a generosidade de famílias doadoras são fundamentais para essa iniciativa, permitindo que novas vidas sejam salvas e reafirmando o compromisso de Alagoas em melhorar a saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo