Durante os dois dias de formação, a qualificação foi estruturada em duas etapas fundamentais. A primeira abrangeu aspectos técnicos, conduzidos por instrutores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), subtenente Lourinaldo e sargento Renelz. Esses instrutores se concentraram no registro de ocorrências, na resposta rápida às solicitações e na importância do atendimento humanizado. A segunda etapa incluiu uma palestra instigante sobre saúde mental no ambiente de trabalho, ministrada pela psicóloga Nycole Magalhães, integrante da Equipe de Articulação e Mobilização Social do RB.
O sargento Renelz destacou a relevância do serviço 190 para a sociedade, afirmando que a qualificação dos colaboradores é crucial para garantir um atendimento eficaz e ágil. Ele enfatizou que a troca de experiências e informações durante o treinamento é vantajosa para a sociedade como um todo.
Para o tenente Maurício Xavier, coordenador do Teleatendimento 190 Ronda, a constante atualização e capacitação dos colaboradores são fundamentais para manter o alto padrão de serviço, que é a porta de entrada para o Sistema de Segurança Pública de Alagoas. O tenente enfatizou a agilidade do tempo de resposta como base do sucesso do serviço e agradeceu a colaboração entre Seprev e SSP.
Nycole Magalhães destacou a comunicação não violenta como uma ferramenta vital para a saúde mental e o ambiente de trabalho harmonioso, que são cruciais para um atendimento de qualidade. A psicóloga ressaltou a importância de um relacionamento interno saudável e consciente, que se reflete diretamente no atendimento eficaz à população.