ALAGOAS – Capacitação de profissionais do Hospital de Emergência do Agreste sobre acolhimento a pacientes com AVC busca melhorar atendimento e salvar vidas

Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste são capacitados sobre acolhimento a pacientes com AVC

Na última semana, os profissionais da saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), situado em Arapiraca, participaram de uma importante capacitação com foco no acolhimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O treinamento reuniu técnicos da unidade hospitalar, assim como representantes da Atenção Primária, Hospital Regional, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o intuito de aprimorar os procedimentos de atendimento a esse tipo de emergência médica.

Dividido em três etapas, o treinamento foi ministrado em diferentes locais, com o objetivo de alcançar o maior número possível de profissionais da saúde. O consultor científico da Iniciativa Angels, Alessandro Rômulo, foi o responsável por conduzir as atividades, apresentando protocolos e ações que visam agilizar o atendimento e, consequentemente, aumentar a sobrevida dos pacientes vítimas de AVC.

Durante a capacitação, Rômulo ressaltou a importância de conscientizar as equipes sobre o manejo adequado dos pacientes nas fases aguda e hiperaguda do AVC. Ele destacou que a Iniciativa Angels, uma organização sem fins lucrativos, busca transformar os centros hospitalares em referências no tratamento de pacientes com AVC, além de promover a criação de redes de atenção em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A coordenadora-médica da Unidade de AVC do HEA, Guacyra Almeida, enfatizou a importância da rápida atuação da Rede AVC para garantir melhores condições de atendimento e reduzir as sequelas em pacientes vítimas de AVC. Ela ressaltou a necessidade de alinhamento entre os profissionais da rede para que o fluxo de atendimento seja eficaz e salve vidas.

É fundamental lembrar que o AVC é uma emergência médica que requer atenção imediata. Entre os principais sinais de AVC estão a perda súbita de força, formigamento ou dormência em um dos lados do corpo, dificuldade repentina de fala, perda visual, tontura repentina, desequilíbrio e dor de cabeça intensa.

Portanto, a capacitação dos profissionais da saúde do Hospital de Emergência do Agreste sobre o acolhimento a pacientes com AVC é uma iniciativa essencial para garantir a qualidade e eficácia do atendimento a esses casos de emergência. O conhecimento adquirido durante o treinamento certamente contribuirá para salvar vidas e reduzir as consequências devastadoras dessa condição médica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo