ALAGOAS – Bombeiros e CGE Unem Forças para Combater Assédio Moral e Sexual no Trabalho em Alagoas



Em uma iniciativa importante para o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE), promoveu um evento nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2024. Realizado no auditório do Quartel do Comando Geral, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, o encontro teve como objetivo divulgar a “Cartilha de Assédio Moral e Sexual no Trabalho — Política de Prevenção e Tratamento”, além de apresentar o canal de ouvidoria do Poder Executivo Estadual, o E-OUV Alagoas.

A cartilha elaborada pela CGE é uma ferramenta fundamental para ajudar a prevenir e tratar casos de assédio no trabalho. Ela oferece diretrizes claras e práticas que visam criar um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e saudável, ressaltando o compromisso das instituições com a ética e o respeito mútuo.

O evento contou com a presença de várias autoridades e foi aberto por Liana Peixoto Batinga Tenório, advogada e superintendente de Ouvidoria e Transparência da CGE. Liana destacou a importância do documento e como o governo do estado esforça-se para fortalecer o combate ao assédio, disseminando a cartilha por todos os órgãos como um mecanismo adicional de proteção para as vítimas.

Fabrícia Nogueira Montenegro Rego, advogada e assessora de controle interno da CGE, também teve participação de destaque. Ela explicou conceitos fundamentais sobre assédio moral e sexual, abordando exemplos de como essas situações podem ocorrer no cotidiano das instituições. Fabrícia destacou as possíveis causas do assédio, que incluem despreparo dos gestores, abuso de poder, cultura autoritária, inveja e rivalidade no local de trabalho. Ela enfatizou as consequências devastadoras do assédio na vida das pessoas e reforçou que as instituições têm a obrigação de adotar uma postura de acolhimento e respeito, evitando normalizar tais comportamentos.

Parte central do evento foi a introdução do E-OUV Alagoas, o canal de ouvidoria que permite que a população faça denúncias anônimas ou identificadas, além de possibilitar o envio de reclamações, solicitações, sugestões e elogios. No site, disponibilizado pelo governo estadual, o cidadão pode relatar situações com riqueza de detalhes e, se houver, com anexos como fotos, vídeos e outras evidências que ajudem na apuração.

A iniciativa demonstra o compromisso do estado em proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso, promovendo um espaço onde as vozes possam ser ouvidas e ações corretivas possam ser implementadas efetivamente.

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