ALAGOAS – Bloquinho de carnaval conscientiza pacientes do Hospital Regional da Mata sobre segurança no trânsito em parceria com Detran


A manhã desta terça-feira, dia 06 de fevereiro de 2024, foi marcada por uma ação inovadora e importante no Hospital Regional da Mata (HRM), localizado em União dos Palmares. Um bloquinho de carnaval percorreu as principais alas e enfermarias da unidade hospitalar com o objetivo de alertar pacientes e acompanhantes sobre os perigos no trânsito.

A parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e o HRM resultou nessa iniciativa que buscou conscientizar sobre as boas práticas no trânsito por meio de uma abordagem lúdica e divertida. Aproximadamente 80% dos pacientes da ala de trauma do HRM são vítimas de sinistros de trânsito, o que torna a conscientização sobre a segurança viária uma ação primordial.

Durante a ação, os profissionais do hospital e uma equipe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran visitaram as enfermarias de trauma, conversando com os pacientes e fornecendo orientações sobre as condutas seguras no trânsito. A receptividade à atividade foi muito positiva, tanto por parte dos pacientes quanto por parte de seus acompanhantes.

A importância da ação foi ressaltada por Priscila do Nascimento, uma das pacientes que recebeu a visita do bloquinho de carnaval: “Sofri um acidente de moto recentemente e sei o quanto é importante a segurança no trânsito. As pessoas precisam ser alertadas que a folia não pode ultrapassar a responsabilidade”.

Além disso, a ação foi encerrada com uma palestra de direção e pilotagem defensiva para os funcionários do hospital, que receberam orientações sobre o uso de equipamentos de segurança e situacionais adversas no trânsito, além de participarem de jogos educativos e sorteio de brindes.

A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, enfatizou a importância do momento: “Os índices de vítimas de sinistros de trânsito estão altíssimos na região. Então, pensamos em uma forma descontraída para instruir as pessoas. Fomos convidados pelo HRM e, de forma inédita, por meio do bloquinho, instruímos sobre os riscos de misturar álcool e direção”.

A parceria entre o Detran e o Hospital Regional da Mata teve como intuito não só conscientizar, mas multiplicar a conscientização sobre as boas práticas no trânsito, algo que foi destacado pela diretora-geral do HRM, Geany Vergeth. Ela afirmou que a parceria deve ser replicada e reforçou a importância de aproveitar o carnaval com responsabilidade: “O Carnaval é uma oportunidade para se divertir, mas com responsabilidade. Álcool e direção não combinam. Os acidentes de motos na nossa região são muito comuns, e às vezes acontecem por alguma imprudência ou o uso de bebida alcoólica”.

Por meio dessa ação, a conscientização sobre a segurança no trânsito pôde chegar a um público que, por estar em um hospital, geralmente necessita de cuidados especiais. Espera-se que iniciativas como essa possam contribuir para a redução de acidentes e vítimas nas estradas da região de União dos Palmares e municípios vizinhos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo